quinta-feira, 7 de junho de 2007

Binóculos e Telescópio para Astronomia e Ufologia.

Utilizando a projeção positiva - Para usarmos este método, devemos colocar um elemento ótico positivo (ocular) entre o foco primário e o plano do filme, assim podemos obter grandes ampliações diretamente no negativo, dependendo da distância focal da ocular (f) e do afastamento (p) entre o plano do filme e a ocular.

Utilizando o método afocal -
Neste método, a ocular é acoplada diretamente na frente da objetiva da câmara fotográfica e todo o conjunto é colocado no porta ocular do telescópio. O sistema afocal proporciona também grandes aumentos da imagem no plano do filme e tem a vantagem de constituir um conjunto compacto, com alinhamento ótico perfeito. De preferência, deve-se usar uma câmara do tipo reflexa, de objetivas intercambiáveis e de fácil adaptação de acessórios.

Tempo de exposição -
Pode-se usar a fórmula abaixo para calcular o tempo de exposição fotográfica para objetos pontuais (estrelas simples ou múltiplas).

T = 10 (m + 2 - 5 log D) / 2,5 - Onde T é expresso em segundos e D em centímetros, sendo D o diâmetro do espelho. É aconselhável realizar várias exposições de cada astro com o filme escolhido e em seguida elaborar uma tabela de acordo com os seus melhores resultados.

Filmes coloridos - De modo geral, os filmes coloridos servem para fotografar todos os corpos celestes, principalmente se tratando de nebulosas, onde a presença de hidrogênio, hélio e outros gases emprestam uma coloração variada e exuberante.


Os planetas como Marte, Júpiter e Saturno possuem zonas de coloração diferentes na superfície do planeta e também faixas equatoriais que apresentam aspectos interessantes para fotos coloridas. Estrelas ou aglomerados estelares são objetos ricos em variação de cores que vão do azul ao vermelho e são facilmente registrados.

Continua

Nenhum comentário: